top of page

ANÁLISES DE ÁGUA FÍSICO-QUÍMICO
MICROBIOLÓGICA, QUÍMICA ETC

PORQUE É PRECISO REALIZAR A ANÁLISE DA ÁGUA?

Testes regulares da água são indispensáveis para monitorar quaisquer mudanças na qualidade. Se isso ocorrer, é essencial que o monitoramento aconteça em intervalos fixos a partir do mesmo ponto. No entanto, também pode ser uma boa ideia realizar testes de água em resposta a um evento inesperado, como um vazamento químico.

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA

A análise microbiológica da água é, sem dúvida, a mais importante de todas, pois identifica a presença de microrganismos patogênicos. A presença de bactérias pode indicar a contaminação fecal, seja por fezes de humanos ou animais. Muitas vezes é um indício de contaminação por esgoto.

A grande preocupação é que podem causar diversas doenças, como diarreia, febre tifoide e infecção intestinal, levando inclusive à morte. O consumo de água contaminada ou seu uso na preparação de alimentos pode resultar em novos casos de infecção.

Os indicadores de contaminação fecal são dados por uma série de patógenos intestinais, sejam bactérias, vírus ou parasitas. O grupo é denominado de coliformes, sendo seu principal representante a bactéria Escherichia coli.

A água potável e tratada não deve conter microrganismos patogênicos. Na prática, isto significa que não deve ser possível detectar a presença de qualquer  coliforme em qualquer amostra de 100 ml.

A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde (Portaria de Potabilidade) estabelece que seja verificada, na água para consumo humano para garantir sua potabilidade, a ausência de coliformes totais e Escherichia coli e determinada a contagem de bactérias heterotróficas.

Análise físico química e microbiológica de água

​Para ser considerada potável, a água não deve conter microrganismos patogênicos e bactérias que indiquem possível contaminação. O Ministério da Saúde e outros órgãos regulamentadores estabelecem ainda que seja verificada e determinada a microorganismos patogênicos e  outras substâncias químicas que podem tornar a água imprópria para o uso.

Avaliar essas regras para estar de acordo com a lei e, ainda mais importante, garantir que a água utilizada não cause riscos à saúde de quem a consome são essenciais. Por isso é necessária a análise físico química e microbiológica de água.

FUNCIONAMENTO E OBJETIVOS DA ANÁLISE FÍSICO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA

A análise físico química e microbiológica de água serve para manter o controle de qualidade e de sua potabilidade, a fim de garantir que não haverá risco de ingestão de microrganismos patogênicos ou ainda alguma substância química que podem causar doenças. Também são avaliadas características como cor, sabor, odor, pH, cloretos, nitratos, nitritos e turbidez do líquido, por meio de métodos científicos e equipamentos específicos para esse fim.

Mesmo que o ser humano consiga perceber se a água que consome é incolor, inodora e insípida, nem sempre sentidos como paladar, olfato e visão atestam com segurança a qualidade da água. Por isso há a necessidade de uma análise físico química e microbiológica de água, que inclui análises assertivas e precisas.

Quando é identificado na análise físico química e microbiológica de água que o líquido está em desacordo com o que estipula a legislação, o laboratório especializado vai definir qual a melhor forma de tratamento para a água a fim de melhorar sua potabilidade e levar mais segurança para os processos industriais e consequentemente para as pessoas.

ANÁLISE FÍSICO QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA SEGUNDO CRITÉRIOS OFICIAIS

O Laboratório PARCEIRO realiza análise físico química e microbiológica de água de acordo com os órgãos regulamentadores. Seus ensaios avaliam se há presença de elementos contaminantes no líquido, como cloro, ferro, nitrato, coliformes fecais a 35ºC e 45ºC, bactérias heterotróficas, pseudomonas aeruginosa, clostridium sulfito redutor e características como cor, odor e turbidez, por exemplo. Com laboratório acreditado no INMETRO, na Norma NBR ISO/IEC 17025, somos credenciado a Laboratório com atendimento a todo o Brasil a partir de sua sede em Minas Gerais.

bottom of page